Educação Infantil

No curso de Educação Infantil, atenderemos exclusivamente crianças de 4 a 5 anos, a completar até o dia 30 de março do ano vigente, que chamaremos de Pré-Escola. Proporcionaremos a essas crianças o desenvolvimento integral (aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade).

Os conteúdos de aprendizagem dessa etapa estão organizados em blocos em que os eixos – identidade, autonomia, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, movimento, música, inglês e artes visuais – são trabalhados de forma integrada, relacionados entre si, possibilitando a análise de diferentes aspectos da realidade, sem fragmentá-la.

Trabalhar o conhecimento por unidades temáticas, possibilita o desenvolvimento das seguintes habilidades: falar, ler, escrever, pensar, perguntar, responder as perguntas, lidar com diferentes informações, usar e interpretar linguagens diversas.

O material utilizado pelas crianças em sala de aula segue a perspectiva sócio-interacionista, que implica não dissociar desenvolvimento de aprendizagem e desenvolvimento e aprendizagem de ensino. A criança aprende a ser e a conviver, isto é, a estar de bem consigo mesma e com os outros, em uma atitude de aceitação, de respeito e de confiança: identidade e autonomia.


Objetivos Gerais

A Educação Infantil tem como pressuposto...

O desenvolvimento do espírito de responsabilidade, solidariedade, cooperação, senso de bem estar comum e da ética em relação ao outro e ao meio ambiente.

Que as crianças de 4 a 5 anos sejam cuidadas e educadas pelos esforços comuns de suas famílias, da sociedade civil e do Estado, o que lhes propiciará a possibilidade de inclusão numa vida de participação e transformação nacional, dentro de um contexto de justiça social, equilíbrio e felicidade.

Proporcionar desenvolvimento direto do pré-escolar, promovendo a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.

Fazer com que a criança tenha uma imagem positiva de si mesma, para que possa atuar de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações.

Fazer com que a criança estabeleça vínculos afetivos e de troca com os adultos, fortalecendo ainda mais a autoestima e ampliando, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e interação social.

Levar a criança a descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e o próprio bem-estar.

Ensinar a criança a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a opinião e os desejos das pessoas com quem convive e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

Permitir que a criança brinque, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Orientar a criança para que observe e explore os ambientes com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação.

Despertar na criança o interesse pelas mais variadas manifestações culturais, ensinando-a a entender o que significam e levando-a a valorizá-las.

Ensinar a utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às variadas intenções e situações de comunicação, com o objetivo de compreender e ser compreendido.


Objetivos Específicos

Nos fundamentos do conceito de formação integral da criança nos propomos a desenvolver de forma plena e equilibrada todo o potencial físico, psíquico, social, moral, cognitivo e afetivo dos educandos.

Para nós do Colégio Estrutural, a educação na infância deve ir além do caráter assistencial e do desenvolvimento cognitivo, procurando a formação globalizante, exercendo também a função de cuidar e educar que virá complementar os cuidados realizados e a educação familiar.

Consideramos prioridade o bem-estar da criança, seu grau de desenvolvimento e suas necessidades sociais e culturais, garantindo-lhe a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, respeitando-lhe o ritmo e as limitações.

Promoveremos a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da natureza e pela convivência em sociedade, tornando-os aptos a viverem em uma sociedade plural, democrática e, em constante mudança, através de aprendizagens significativas.